Informativos HU e médicos são indicados como mais admirados

HU e médicos são indicados como mais admirados

O Hospital Universitário de Londrina (HU) recebeu certificado por ter sido indicado pela classe médica como um dos 40 hospitais brasileiros mais admirados na especialidade de Pediatria.

A Pesquisa foi realizada entre junho e outubro de 2012, e divulgada no anuário "Análise Saúde 2013".

De Londrina, ainda foram selecionados o Hospital Evangélico e oito médicos, que tiveram ou têm vínculo com o HU e o AHC. São eles: Cezar Eumann Mesas, eletrofisiologista cardíaco na Hemodinâmica; Tânia Longo Mazzuco, endocrinologista - Departamento de Clínica Médica; Fernando José Felipe de Paula, ex-docente plantonista em Ginecologia e Obstetrícia; Pedro Alejandro Gordan, docente plantonista em Nefrologia; Adelmo Ferreira, docente plantonista em Neurocirurgia; Fernando Mangieri Sobrinho, ex-docente do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia; Manoel Fernandes Canesin, docente plantonista do AHC em Cardiologia; e Lúcio Tedesco Marchese, ex-docente de Cirurgia Pediátrica e atual presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (HUTEC).

A análise editorial, composta de 30 pesquisadores, entrevistou mais de 4 mil médicos, registrados no Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de saber quem são os profissionais que eles mais admiram em sua própria área de especialidade e quem são aqueles pelos quais gostariam de ser tratados. Além disso, os entrevistados, também, indicaram o hospital de referência em diversas especialidades.

Ao todo, dos 400 mil médicos registrados no CFM em todo o Brasil, foram indicados aproximadamente 3 mil nomes e 344 hospitais e outros centros de saúde em todo o Brasil. Após inúmeras avaliações, foi estabelecida uma nota de corte para chegar ao número de 1.971 médicos, em 50 especialidades, e 227 hospitais.

Para a escolha dos profissionais mais admirados foi montada uma banca composta por representantes de entidades de classe, sociedade de especialistas, diretores de hospitais, docentes de escolas médicas e pesquisadores. A experiência foi um dos critérios decisivos: a maioria tem mais de 30 anos de carreira. Para análise de experiência foi traçado um perfil de acordo com dados de currículos na plataforma Lattes e informações complementares dos profissionais. O HU está entre os 100 hospitais mais votados do Brasil.

"Ter o reconhecimento da classe médica, que todos sabemos ser bastante exigente, classificando o HU/UEL na especialidade de Pediatria e oito médicos que atuaram ou ainda atuam no hospital entre os mais admirados do Brasil, é motivo de grande orgulho para todos aqueles que amam o nosso hospital", comemora a superintendente do HU, Margarida Carvalho. Ela ressalta que o trabalho sério e dedicado realizado aqui foi reconhecido por médicos de várias regiões do país, por meio de critérios técnicos rigorosos, destacando o padrão de qualidade como a análise de currículos na plataforma Lattes e informações complementares dos profissionais e dos hospitais.