Informativos Doutora Zuleika Thomson recebeu homenagem do Legislativo

Doutora Zuleika Thomson recebeu homenagem do Legislativo

Sra Deise, Doutora Zuleika Thomson e Vereadora Sandra Graça

Durante sessão solene realizada em 25/5,  a médica Zuleika Thomson, criadora do Programa de Estímulo ao Aleitamento Materno (PEAM), do Hospital Universitário (HU) recebeu da Câmara de Vereadores o Título de Cidadã Honorária de Londrina. A solenidade foi presidida pelo vereador Gerson Araújo (PSDB) e a honraria entregue pela vereadora Sandra Graça (PP) e pelo ex-vereador Marcio Almeida (PSDB), principais proponentes da honraria.

"Sempre lutamos pela humanização da relação médico-paciente e principalmente por valores como a ética médica. Quero agradecer a todos e dividir esta homenagem com aquelas equipes com as quais trabalhei, porque cada pessoa ajudou a construir essa história", disse a doutora Zuleika. Ao final da solenidade, um "link" preparado pela Assessoria de Comunicação do Legislativo colocou on-line com a solenidade a médica Marina Ferreira Réa, fundadora no Brasil da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar, que prestou uma homenagem especial a Zuleika Thomson e leu uma mensagem a ela endereçada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância ( United Nations Children's Fund – Unicef).

Trajetória de sucesso  - Zuleika Thomson nasceu em julho de 1941 na cidade de São Paulo (SP) e concluiu o curso de Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em 1965. Iniciou em seguida o curso de Pós-Graduação em Pediatria no Departamento de Pediatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Em 1971 prestou concurso público e foi contratada como Professora Assistente do Departamento de Pediatria e Cirurgia Pediátrica na recém-criada Faculdade de Medicina do Norte do Paraná, em Londrina.

Em 1998 a doutora Zuleika Thomson e mais cinco profissionais brasileiras receberam o diploma de "Promotora do Aleitamento Materno" do Ministério da Saúde. A homenageada participou ainda do programa "Hospital Amigo da Criança", promovendo o treinamento de profissionais de saúde de Londrina, região e outros estados. Nos anos de 2003, 2004 e 2005, recebeu prêmios e homenagens no Congresso Paranaense de Pediatria, dos membros do CALMA e da sociedade londrinense. Zuleika Thomson se aposentou no ano passado (2011) na UEL, mas mantém o acompanhamento e apoio ao movimento pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

A concorrida solenidade contou com a presença de vereadores; profissionais da área médica como também de centenas de amigos da homenageada além da participação especial da Banda de Músicos de Londrina, sob a regência do Maestro Gilberto de Queiróz.